Entrevista ao militar da reserva ,o Sr. Renato, o Bolsonaro de Orobó?

Boa Tarde Senhor Renato. É um prazer ter a honra de entrevistá-lo.  A V.Sª ,fique a vontade para responder de acordo com seus princípios e suas verdades e o Com Deus e a Verdade compromete-se em reproduzir  fidedignamente tudo que aqui for dito e acordado.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas a sorrir
1- M- Todos nós oroboenses estamos curiosos em  saber quem é o "Bolsonaro" de Orobó e o que esse ilustre Militar, pode nos acrescentar em valores e experiências de cidadania a nossa gente. Enquanto Imprensa livre , Eu lhe pergunto: A Vossa senhoria tem cidadania Oroboense ou o fato de ser um militar isso não é necessário?
  B- Eu não tenho Titulo de Cidadão Honorário de Orobó. Mas juridicamente, eu sou um cidadão Oroboense, pois desde 2012 tenho residência aqui, meu casamento  é de Orobó  já que, minha esposa, a Bethy é natural de Orobó, meu filho é natural de Orobó.  Eu pago meu IPTU, meu carro é documentado em Orobó, por isso eu sou Cidadão de Orobó. Quanto a ser militar , eu sou um militar do Brasil, agora aposentado, mas onde estiver isso não muda, o meu patriotismo e o compromisso com o desenvolvimento do Brasil como um todo, especialmente Orobó terra onde vivo , participo da vida social, e aprendi a amar.

2- M-Sabemos que quem trouxe a V. Senhoria a Orobó foi o amor, e o que lhe fez permanecer e ter planos futuros  por nossa terra tão simples e com tantos problemas econômicos, sociais e políticos?

B- Eu exerci a profissão de Militar sempre em terras muito agitadas. Ao me aposentar eu estava procurando um lugar calmo e sossegado para viver. Eu já estava saturado de cidade grande.Encontrei a minha esposa no estado do RJ que é natural daqui e já tinha feito várias viagem para cá. Inicialmente o que me atraiu foi o Clima. Trabalhei em Barbosa Ferraz MG. Próximo com a Argentina e lá era muito frio,  chegando a 10 graus abaixo de zero, no Rio de Janeiro era calor acima de 45 a 50 graus, as vezes com sensação de mais. Aqui parece não ter frio nem calor. Quando está frio chega a 20 e se estiver quente, na média de trinta.Muito agradável. Depois, o povo é hospitaleiro, simpático, trabalhador honesto, religioso... Mesmo tendo crescido os índices de violência por aqui, ainda é muito baixo com relação aos quadros assustadores onde vivi. De inicio eu fiz um acordo com minha esposa, vamos viver lá a título de experiência. Se depois de dois anos, se a gente gostar tudo der certo nos fixamos. Era 2012 quando aqui cheguei e já estamos em 19. Vim, Vi, Vivi e me apaixonei. Tenho bons planos para minha terra que num futuro oportuno contarei. Ainda não posso falar de projetos. A lei não permite. No tempo certo, vou contar para todo mundo.

4-M- Falando em Religião, V. Senhoria é Evangélico?

F- Não. Eu sou batizado na Igreja Católica, frequento algumas vezes, também acompanho a minha esposa em cultos evangélicos. Meus pais eram católicos e eu os acompanhavam a Mas não sou um praticante nato de estar todo dia na Igreja. Se lhe dissesse isso estaria mentindo. Mas posso lhe dizer que sou um homem temente a Deus.

3- M- Como a V. Senhoria viveu em outro estado e não tem raízes políticas de longas datas aqui. É mais fácil ter uma visão desprovida de Paixões Políticas e pode opinar com mais imparcialidade, como eu, ou qualquer outro que vive aqui.Como está vendo o Governo do atual prefeito Chaparral? Ele lhe passa a confiança de uma boa gestão?
B- Respirou! Depois disparou: Ele poderia ser muito, muito melhor! Sei que muitas pessoas dizem que o governo dele é bom, outras tantas , dizem que é ruim. Eu prefiro dizer que quando ele toma decisões acertadas eu bato palmas , quando erra eu faço cara feia. No meu ponto de vista, ele poderia ser muito ,muito melhor. Ele poderia se espelhar em dezenas de gestores brasileiros que possuem gestões com extrema transparência , cujo funcionamento das cidades é supersatisfatório, e a aprovação é altíssima. Eu acho que se ele  ou qualquer um outro que vier a ser gestor de Orobó,se espelhasse no bem, na boa condução das coisas públicas com honestidade, pensando no próximo, na pessoa  humana, em todas as pessoas, no bom funcionamento de modo geral, eu acho que muita coisa melhoraria muita coisa aqui em Orobó.

3- Em uma entrevista a  Olho d'agua na web, Vossa Senhoria, também reclamou da falta de pulso firme da Oposição. Confesso que as vezes eu também me sinto sozinha, por ser o único blog a noticiar os fatos que assustam a população, como escândalos de desvios de dinheiro público, descasos com saúde e Educação, falta de cumprimento de Direitos. Como Vossa Senhoria compreende que deve ser uma oposição responsável?
 B- Não apenas posição e oposição mas todos os vereadores e cidadãos juntos . No meu ponto de vista os vereadores não cumprem o verdadeiro papel do legislador. Sou um frequentador das redes Sociais leio blogs, sites e não vejo projetos de vereadores para realmente melhorar a cidade. Eu acho que a função do vereador aqui em Orobó está sendo distorcida do seu verdadeiro Papel. A função de fiscalizador da coisa pública  é inexiste. Como tantos escândalos como IPREO, como essa taxas e cobranças abusivas passam leve como que despercebida ou sem ação concreta, pela verdadeira competência fiscalizadora do legislador? A farsa da Eleição da Câmara foi algo para mim imoral e assustador! Para mim não há oposição em Orobó.
MOMENTO INTERFERÊNCIA!
M-  A Vossa Senhoria acompanha as reuniões da Câmara? Eu não estou discordando do senhor. Apenas lhe lembrando que aqui em Orobó o Legislativo e Executivo se fundem.Lá tem vereador que exerce bem sua função, com exceção de alguns realmente postes do prefeito, a maioria apresenta projetos. O caso é que muitos deles não são aprovados ou são esquecidos na gaveta, outros nem entra em pauta, porque a Presidente é Mãe do Prefeito. Tem como mãe fiscalizar e denunciar um filho?

B- Então se há esses projetos está faltando artimanha por parte dos vereadores. Se eles tem projetos bons para o povo e sofre entrave, tem impedimento? Convoca o povo, leva seus eleitores para o Plenário, divulga nas redes  sociais, depois de tudo isso se ainda assim, não funcionar vai ao MP e não deixa que  fraudes sejam esquecidas. Quando a população esquece a agilidade da Justiça adormece. O povo precisa participar ,agir e cobrar juntos. Mas os vereadores precisam andar de mãos dadas com o povo! O povo vota nos vereadores para que eles fiscalizem e votem a favor deles e não contra o povo.
4- Posso ir além e ser mais ousada?  Já ficou claro que suas pretensões futuras podem lhe levar a concorrência de um cargo eletivo aqui em Orobó. Há possibilidade de união com essas correntes já existentes, ou suas pretensões seriam divergentes, formando uma terceira via, onde V. Senhoria se apresentaria como opção ao governo da nossa gente?

B- Complicado! Mas vou tentar responder. Eu não pretendo me aliar a ninguém. Até mesmo porque eu aceito apoio. Em vez de me aliar, eu aceito apoio.  A Minha bandeira é a da honestidade. Se é honesto, se quer o bem, se quer fazer a coisa correta , tá junto comigo, caso contrário, eu tô fora.Não quero me aliar a ninguém que queira distorcer o meio correto de governar. Dentro das minhas pretensões políticas, todos aqueles que quiserem se somarem ao bem ,com honestidade, sem vantagens, podem está comigo. Minha bandeira será a da honestidade, responsabilidade, transparência total,  Inclusive tenho intensões de posteriormente, se for coisa de Deus e se eu chegar lá, que é muito difícil, a minha bandeira é a mais difícil,devido a cultura regional, não digo nem só local, que é o convencimento as pessoas , a valorizarem a honestidade. Eu percebo aqui em Orobó que muitas  pessoas são desonestas   não porque querem, mas por imposição. Por que ou você escolhe  o A ou ou o B ,sendo que A e  B, são 6 por meia dúzia. Então se Deus me permitir, eu serei a Opção da diferença com Honestidade . Sem ter aquela  troca de agradinho ,sem ter que comprar eleitores. Então é muito difícil para mim.  Se as pessoas honestas que querem que sege realizada uma mudança, resolverem fazer uma opção pelo diferente, então a coisa vai andar.


5-Tenho dito que não há governante corrupto em uma população de honestos. Vossa Senhoria  tem consciência dos vício vergonhosos na relação  eleitores e eleitos ou concorrentes às eleições, onde se gasta verdadeiras fortunas pra se chegar ao poder aqui em Orobó? O que tem a dizer sobre isso?
B- Nós não podemos provar . Também esse não é um papel nosso, mas da Justiça eleitoral. Mas em cidades pequenas os  comentários de populares chegam a todo instante e em qualquer lugar que se vá.
Como é uma coisa comentada regional, é um vício das cidades interioranas nem só no nordeste, que carregam esse câncer com elas, da maneira  de  se promover politicamente, ludibriando os pobres,enrolando com agrados,  vantagens, com barganhas políticas , agrados em troca do voto .Quero deixar claro que não tenho acusações a fazer a ninguém,  tudo que sei sobre compra e venda de votos, troca de favores, são os comentários de populares, e a  onde há fumaça a fogo né?

6- Não poderia deixar de perguntar sua opinião sobre os Novos Rumos do Brasil. Sabendo que nós maioria dos nordestinos nos 9 Estados, não votamos no Bolsonaro. Como ele  tratará a distribuição de renda no Brasil, no que concerne à assistência as minorias? Vossa excelência acredita que o Brasil como um todo, progredirá  com o Bolsonaro?
B- Acredito fielmente sim. O Brasil vai ter uma grande melhora  em todos os aspectos , até porque a construção de sua equipe, foi muito acertada, não ficou devendo favorzinho para ninguém. E, falou do projeto de Dessalinização para o Nordeste,Segundo ele já começará em Janeiro um projeto piloto aqui e que já existe no Maranhão, mas o mais eficaz vem de Israel. para suprir a necessidade de água no Nordeste de terra fértil e muita seca.

7- Não é uma sigla de partido que define uma pessoa. Independente de Ideologia, Vossa excelência acha que o Lula mais contribuiu Com; ou mais prejudicou o povo Brasileiro?
B- Totalmente anti -PT ele falou que o Lula pegou o Brasil certinho das mãos de FHC, que aumentou a quantidade de pessoas pobres, medida pela quantidade dos que recebem o bolsa família, que saiu de 8 milhões e meio de pobres abaixo da linha da pobreza, Com FHC , para quase de 15 milhões dessa população, dobrou a pobreza. Segundo ele é uma questão matemática. Por ai seguiu fazendo sua defesa de Bolsonaro e que o PT foi na opinião dele ,  o atraso do Brasil. Para ele, Lula foi o fiador de empresas favorecidas no estrangeiro o países comunistas.
Aqui abro parentese, para dizer que esse blog aceita e convive bem com as diferenças, e que essa opinião é inteiramente dele, que deve ser respeitada, porém totalmente contrária a opinião pessoal da blogueira.  E que a beleza da Democracia está no contraditório com respeito. Esse foi o ponto culminante da entrevista onde eu cheguei a rir, para não chorar. Mas aguentei firme e ouvi suas teses completamente adversas as minhas, como cidadã e historiadora.


8- Por fim, como cidadão, independente de suas pretensões, que conselhos deixaria a população de Orobó no sentido de amar-se mais, valorizar-se mais, como construtores de sua história e contribuidores de uma sociedade mais justa e menos discriminatória?
B- Com relação o que eu vejo. Na minha opinião, ao mesmo tempo que é uma opinião é um fato.  Não existe almoço de graça. Qualquer político que se eleger na base do toma lá da cá, é um preço que será cobrado muito caro. Além de que o cidadão perde a vez e a voz. São 4 anos  com estradas intrafegáveis e esburacadas, sem um pediatra ,um geriatra, ortopedista, nada tem.  Ou qualquer outras especialidades.  Então o almoço de  graça é fictício não existe , a troca é muito caro. A partir do momento que o cidadão se deixa corromper, perde a vez e a voz. Não tem direito de cobrar nada,  porque não tem postura para reclamar. O cidadão faz uma  negociata, para aprovar A ou B ou C isso  ou aquilo, além de perder a voz  e a vez é um sem vergonha.

9- Tem ainda alguma coisa que queira acrescentar ? Fique á vontade?! faça suas considerações finais.
B-  Minhas considerações finais é que eu quero o bem de Orobó e do Brasil, Sou um Patriota apaixonado. E por que não Orobó já que Orobó é nosso Quintal. O que eu vejo de Comentários, Fulano gastou três milhões, trezentos mil, duzentos mil, na campanha!!! Por que isso? O voto tem que ser de Graça. Pela confiança, pelo bem comum.  Procure saber quem são as pessoas , perca tempo, pesquise, eu aconselho que quando chegar a hora escolha as centenas de vantagens da honestidade,  esqueça o almoço grátis, que é muito caro.  Quem é honesto sendo pobre ou rico é respeitado. Porque será um  benefício não só para um grupo , mas para todos. Resumindo ,queira o melhor!

10- Em todas minhas entrevistas sempre faço a rapidinha. Defina em poucas palavras. Quem é para o Renato?
Deus- Deus é tudo. Pai soberano senhor, do céu e da terra
Família-Esposa, filhos, carinho amor ,tudo de bom.
Amigos- Poucos. Muitos colegas e poucos amigos.
A importância da Honestidade- a recompensa do reconhecimento da família e que todos que podem olhar com orgulho em seus olhos, mas acima de tudo a recompensa de Deus!

Num clima de brincadeira e aperto de mãos, selamos uma possível amizade independente de ideologias. O blog agradece a forma respeitosa , o clima de paz e total imparcialidade e reforça o convite a outras pessoas, que queiram contribuir com a cidadania.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Respeito e profissionalismo, a gente ver por aqui.

Foto e redação da professora Madalena França.
Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mais um final de ano triste. Acidente fatal leva a vida de Luana Silva.

Mãe Oroboense pede ajuda pelo facebook para salvar vida de seu filhinho. Seja solidário, quem ajuda aos humildes empresta a Deus!

Violência em Orobó: Mas uma morte por assalto no Sítio Tanques.